Tabela de tipos de Transportes


Tipos de Transportes
Vantagens
Desvantagens
Rodoviário
- vendas na condição de entrega porta a porta;
O transporte rodoviário também apresenta algumas desvantagens, dignas de serem registradas, entre as quais:
- menos manuseio da carga, portanto, mais segurança, já que o caminhão é lacrado no local de carregamento e aberto no local de entrega;
- írete mais alto do que alguns outros modais que são ou estão apresentando-se como seus concorrentes;
- rapidez na entrega da carga em curta distância;
- a menor capacidade de carga entre todos os modais;
- o transporte vai até a carga em vez de obrigar o exportador a levá-la até ele;
- custo elevado da sua infra-estrutura;
- a carga vai até o importador ao invés de obrigá-lo a ir retirá-la;
- um modal bastante poluidor do meio-ambiente;
- possibilidade de utilização de embalagens mais simples e de menor custo.
- a quantidade excessiva de veículos ajuda a provocar congestionamentos, trazendo transtornos ao trânsito bem como a toda população, inclusive aumentando o consumo de combustíveis, agravando a situação do país que é importador líquido de petróleo;
- peça fundamental da multimodalidade e da intermodalidade.
- obriga a construção contínua de estradas, ou a sua manutenção, com recursos do poder público, ou seja, da população. Isto faz com que, além do frete visível, tenhamos também um alto frete invisível que recai sobre os contribuintes.

Tipos de Transportes
Vantagens
Desvantagens
Aéreo
- usado particularmente com muita eficácia para transporte de amostras;
- frete relativamente alto em relação aos demais modais;
- ideal para o transporte de mercadorias com prioridade de entrega (urgência);- capacidade de carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário, ganhando apenas do rodoviário;
- documento de transporte obtido com maior rapidez, face à emissão antecipada;- custo elevado da sua infra-estrutura.
- os aeroportos, normalmente, estão localizados mais próximos dos centros de produção, industrial ou agrícola, pois encon­tram-se em grande número e espalhados praticamente por todas as cidades importantes do planeta ou por seus arredores; 
- os fretes internos, para colocação das mercadorias nos aero­portos, são menores, e o tempo mais curto, em face da locali­zação dos mesmos; 
- possibilidade de redução ou eliminação de estoques pelo ex­portador, já que se pode aplicar mais agressivamente uma política de just in time, com redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo, podendo ser até diário ou mais vezes ao dia, dependendo dos destinos; 
- racionalização das compras pelos importadores, também apli­cando o just in time, já que eles não terão a necessidade de manter estoques pela possibilidade de recebimento diário das mercadorias que necessitam; 
- maior competitividade do exportador, visto que a entrega rápida pode ser um bom argumento de venda; 
- redução dos custos de embalagem, que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria estará menos sujeita a manipula­ções; 
- o seguro de transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo, podendo variar de 30% a 50% na média geral, dependendo da mercadoria. 
 
Tipos de Transportes
Vantagens
Desvantagens
Aquaviário- Permite descongestionar as vias terrestres.- É lento quando comparado com os restantes modos de transporte, não se adequa a mercadorias perecíveis.
- Grande capacidade de carga (petroleiros, metaneiros, porta-contentores) e facilitador do turismo.- Elevados investimentos na construção de infra-estruturas portuárias.
- Adequado para médias e longas distâncias (e curtas por cabotagem).- podem ser extremamente poluentes.
- Menos dispendioso para o transporte a longa distância de mercadorias pesadas e de baixo valor (minérios, carvão. Petróleo, cereais, etc.).- Riscos de acidentes (derrames, encalhes).
-  Preços concorrenciais (para transporte de mercadorias).-É pouco competitivo no transporte de mercadorias a curtas e medias distâncias e praticamente não é utilizado passageiros, a não ser em situações de turismo.
- Tem grande capacidade de carga de mercadorias e assegura o transporte de passageiros.- Exige, com frequência, transbordo de mercadoria.
- Conhece uma crescente especialização e ligação a outros modos de transporte, através da utilização de contentores que, depois de desembarcados, são colocados no comboio ou num camião transbordo. 
 
Tipos de Transportes
Vantagens
Desvantagens
Ferroviário- Económico para o transporte de mercadorias a médias e longas distâncias. - Fraca flexibilidade – Limitações da rede - itinerários fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias.
- Meio de transporte regular, confortável e seguro.- os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este facto também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas.
- Menos poluente e consome menos recursos.-Elevados investimentos na manutenção e construção dos equipamentos e de infraestruturas.
 - Reduzido impacto ambiental. 
- Pequeno consumo de energia, por cada unidade transportada. 
-Rápido, não tem congestionamentos. 
-Fraca sinistralidade. 
 - Elevada capacidade de carga (mercadorias e passageiros). 
- permite viagens rápidas (comboio de alta velocidade). 
- Económico no transporte de mercadorias pesadas e volumosas a medias e longas distâncias (minerais, carvão, cereais, automóveis, etc.,). 
- tem um fraco consumo de energia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário