segunda-feira, 21 de maio de 2012

Modal Aéreo

Frete AÉreo
O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre o marítimo, pois e mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc.
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor. Para saber se devemos considerar o peso ou o volume, a IATA (International Air Transport Association) estabeleceu a seguinte relação:
Relação IATA (peso/volume): 1 kg = 6000 cm³ ou 1 ton. 6 m³
Por exemplo: no caso de um peso de 1 kg acondicionado em um volume maior que 6000 cm³, consideramos-se o volume como base de cálculo do frete, caso contrário, considera-se o peso.
A IATA é uma entidade internacional que congrega grande parte das transportadoras aéreas do mundo, cujo objetivo é conhecer, estudar e procurar dar solução aos problemas técnicos, administrativos, econômicos ou políticos surgidos com o desenvolvimento do transporte aéreo.
As tarifas, baseadas em rotas, tráfegos e custos, são estabelecidas no âmbito da IATA pelas empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme as classificações seguintes:
·         Normal: aplicada aos transportes de até 45 kg;
·         Tarifa de quantidade: para pesos superiores a 45 kg;
·         Tarifa classificada (class rates): percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral, conforme o caso, quando do transporte de mercadorias específicas (produtos perigosos, restos mortais e urnas, animais vivos, jornais e periódicos e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de US$ 1000/kg), apurados no aeroporto de carga;
·         Tarifas específicas de carga (specific commodity rates): são tarifas reduzidas aplicáveis a determinas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso mínimo;
·         Tarifas ULD (Unit Load Device): transporte de unidade domicílio a domicílio, aplicável a cargas unitizadas, em que o carregamento e o descarregamento das unidades ficam por conta do remetente e destinatário (prevista a cobrança de multa por atraso por dia ou fração até que a unitizarão esteja concluída);
·         Tarifa mínima: representa o valor mínimo a ser pago pelo embarcador. Não é classificada pela IATA.


As restrições do Modal Aéreo

O transporte aéreo hoje em dia se destaca devido a sua agilidade, rapidez e segurança; mas sua utilização é restrita em diversos fatores um deles é o tamanho das cargas no qual não é possível transportar cargas de grandes dimensões, dificultando seu transporte devido ao tamanho reduzido de seus paletes e containers.

Outra restrição que impacta na escolha do modal aéreo é o custo, que é muito mais alto que outros modais que comparado com os outros , chega a custar três vezes mais como por exemplo o modal marítimo. Outro fator que dificulta a utilização do modal  aéreo é a necessidade de transportar cargas perigosas, cargas no qual possam oferecer riscos à aeronave e a todos os seus tripulantes.

O acomodamento de cargas em aviões se restringe também devido a falta de espaço para cargas que necessitam de grandes espaços como por exemplo cargas a granel e líquidos como produtos químicos, sucos e etc.

No Brasil o modal aéreo é deficiente devido a sua falta de infraestrutura na maioria dos aeroportos, os terminais de carga aérea estão localizados na maioria das vezes em aeroportos das grandes cidades, já nas pequenas cidades localizadas do interior dos estados  os aeroportos não disponibilizam terminal de carga aérea dificultando o escoamento da produção agrícola, industrial e agropecuária; fator que aumentaria a logística e a economia brasileira.

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